Criar um website pode ser parecido com uma receita de bolo. Mas se você pretende oferecer esse bolo para mais de 5 mil, ou até milhões de pessoas todos os meses, o fator decisivo para o sucesso será a equipe responsável pelo preparo.
Aqui na Homem Máquina os nossos mestres confeiteiros já fizeram muitos bolos e separaram algumas dicas. Não de bolos, mas de sites que as pessoas e o Google adoram.
Vale lembrar que o algoritmo usado pelo Google sofre alterações constantes, e a tendência é que quanto mais uma página priorizar a experiência do usuário, em melhor posição ela ficará nas buscas. Pegue seu caderninho e vamos lá!
Como criar um site realmente bom e funcional
Primeira coisa: o Header
Landing Page é página dentro do seu site por onde a maioria das pessoas começa a visitar o seu domínio (ex.: Home). É possível criar landing pages otimizadas para públicos diferentes. Você pode criar uma campanha de anúncios no Facebook e criar uma página específica só para as pessoas que chegam por esse canal. A verdade é que nós amamos landing pages. Mas vamos voltar ao header.
A página de entrada do seu site deve captar a atenção a cada visita, e o header é o elemento que mais ajuda nessa tarefa. É onde provavelmente entrará o logo da sua empresa e conteúdo simples e importante, como menus de serviço e informações de contato. Um header bom vai facilitar a navegação mostrando melhor os itens que as pessoas mais buscam.
Títulos e navegação
Todo o conteúdo que segue após o header deve ser exibido em colunas e boxes com espaçamentos consistentes por todas as páginas do seu site. Manter um fluxo de conteúdo que seja ordenado e intuitivo vai ajudar na navegação e permitir que os crawlers, ou googlebots rastreiem a página corretamente.
Outro ponto importante é a hierarquia do site. A arquitetura da informação usada pode dizer ao Google quais páginas são importantes e por isso precisam de mais destaque. Anote essa dica, hein!
Conteúdo geral
Entre o header e o footer é onde a mágica realmente acontece. Se o header conseguiu atrair a atenção, é no conteúdo geral, da sessão <body> do seu HTML que vai fazer com que as pessoas fiquem mais tempo nas suas páginas.
O segredo aqui é investir em conteúdo. Uma redação focada em SEO vai ajudar a definir palavras chave e criar textos e imagens que não pareçam artificiais. Lembre-se que você pode redigir textos para levar as pessoas para outras páginas, ou incentivá-las a responder um formulário (Calls to Action).
Um pouco de tecnologia
Muita gente tem até medo da palavra código, e se você for uma delas é hora de se livrar dessa fobia. SEO sem código não é SEO. Nos bastidores das suas páginas existem linhas de código trabalhando duro pra te mostrar aquele lindo título branco, como no exemplo.
Então vamos ao básico – é bem simples, a gente promete!
Design responsivo
Recentemente o Google passou a exibir nas buscas um indicador de sites otimizados para mobile. Isso quer dizer que sites não responsivos já estão sendo penalizados nas buscas. É sério, você pode conferir essa informação nesse outro post aqui: Google: The Mobile Friendly Algorithm Has Fully Rolled Out.
HTML e CSS e JavaScript
O HTML é como se fosse o esqueleto das suas páginas e o CSS (Cascading Style Sheets) é o documento que diz como será o estilo de cada elemento (H1, p, a, li, H2, etc) do HTML. Existem várias regras para um CSS otimizado para o Google. Esse é um ponto chave pra ficar de olho! Quanto mais complicados forem o HTML, CSS e JavaScript do seu site, pior o tempo de carregamento e mais difícil será para o Google identificar seu conteúdo.
Conclusão ?
O Google tem um gosto cada vez mais parecido com o do seu público, acredite! Se você cria páginas que chamam atenção e dão vontade de ficar mais tempo alí, o Google também vai te amar.
Essas dicas básicas da nossa equipe serviram pra dar um gostinho do que é o SEO? Então esse post é só o começo da sua jornada de aprendizagem. Temos dois artigos muito bons que também falam de SEO para WordPress nosso guia para iniciantes em SEO.
Precisa de um olhar especialista?
Fazer trabalhos de SEO completos pode demandar muito tempo em equipes pequenas ou se você precisa cuidar disso tudo sozinho.
Se você precisa de alguém para te ajudar, você pode mandar uma mensagem para nós da Homem Máquina com o endereço do seu site e faremos um teste de SEO. Fazemos essa avaliação gratuitamente e no final você terá uma lista com ações mais importantes para melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca.