Se o seu negócio não tem um site, desenvolver um pode impactar positivamente seus resultados. Repito: pode. O resultado e retorno de um projeto é proporcional ao nível dos profissionais que participam dele.
O nível dos sites, especialmente os de pequenos negócios, na web costuma ser muito baixo. Você já deve ter ouvido alguma história de empresários que investiram na criação de uma plataforma digital para o negócio e não tiveram o retorno esperado.
Essa experiência negativa relatada não pode, de forma alguma, fazer com que você despreze o valor da web para a sua empresa! Um site profissional e a presença de uma estratégia digital vão impactar positivamente os seus negócios, independentemente do tamanho, público e alcance dele.
Um bom profissional vai justificar e te fazer entender cada centavo do orçamento e vai te dar vários argumentos além do “um site online é sua loja aberta 24 horas por todos os dias da semana”.
O valor da Web para os seus negócios
Existem muitos argumentos para te fazer acreditar no valor de um site para a sua empresa. Listamos três deles que você provavelmente nunca ouviu.
1. Tudo é monitorável
Um site pode ser associado à uma conta no Google Analytics e outros serviços que monitoram e geram várias métricas importantes sobre o comportamento dos seus clientes.
Não existe, em qualquer outro meio de anúncios convencionais, por exemplo, uma forma de conseguir tantos dados importantes para o negócio. São resultados que evidenciam o sucesso, mostram problemas a serem resolvidos e podem ser observados para dizer o que está melhorando. Ponto para a internet!
2. Sua imagem, do jeito que você a quer
Um site é o destino online de todas as pessoas que vão procurar pela sua marca. Se o seu concorrente tem um site totalmente pensado para transmitir confiança e convencer os clientes potenciais – e ainda por cima aparece primeiro nos resultados de busca – pode ter certeza que você está perdendo vendas para ele.
Só os profissionais saberão escolher e modelar o conteúdo do seu negócio para que seus valores e intenções sejam repassados de forma útil para seus clientes. As pessoas precisam encontrar a informação necessária no momento certo – isso vai ser um empurrãozinho pra elas pegarem o telefone e ligarem pra sua loja, por exemplo.
3. Produtividade interna do negócio
Esse é um dos argumentos que mais gostamos e que nossos clientes conseguem enxergar o resultado. Um site pode aumentar muito a produtividade de uma empresa quando serve como canal de comunicação com o cliente.
Muitas pessoas preferem escrever do que falar com um atendente (o autor desse artigo é uma dessas pessoas). Nesse caso, um formulário de contato feito de forma inteligente é um facilitador da comunicação. Mais pessoas procurarão pela sua empresa e pelos seus produtos.
Quando as pessoas deixam de ligar e preenchem formulários de contato, o número de ligações que interrompem tarefas importantes ao longo do dia vai diminuir. Além disso, sua equipe poderá separar parte do dia para responder esses formulários. Isso significa mais tempo de formular respostas que sejam mais persuasivas e convertam mais clientes.
Porque contratar um profissional?
Nesse ponto do texto você já entendeu o valor da web para os negócios e se convenceu de que precisa da criação ou otimização do seu site. Como todo bom comprador, você quer o melhor serviço pelo menor custo. É a hora de buscar o fornecedor certo.
Vamos ser francos. Você sempre vai achar algo mais barato do que o orçamento que já tem. Mas lembre-se: você recebe pelo que paga. Na hora de comprar um carro, por exemplo, todos são carros. Mas um carro de 10 mil não é a mesma coisa do que um carro de 100 mil. Talvez você não precise de um carro de 100 mil, e um de 30 mil será perfeito para suas necessidades, mas o carro de 10 mil… Esse só vai trazer dor de cabeça.
Ao analisar um site, vemos que ele é um conjunto de funcionalidades e elementos diferentes como a busca, o carrinho de compras, o formulário de contato, os menus… Um freelancer amador poderá criar esses features separadamente em menos tempo e cobrando menos do que uma equipe de especialistas.
Mas só um time de profissionais saberá integrar todos os elementos e funcionalidades para que conversem entre si e o seu usuário final, cliente, tenha uma experiência única, consistente e que vai fazê-lo comprar seu produto sorrindo. Ponto para os profissionais!
Queremos ver sua empresa decolar
As possibilidades de um site são infinitas e podem melhorar áreas e processos da sua empresa que você nem imagina. Na hora de contratar um profissional, escolha o que vai te fazer entender o gasto de cada centavo do projeto e não será apenas um prestador de serviço comum, mas também um parceiro que se importa com o sucesso do seu negócio.
Se você tiver qualquer dúvida na hora de contratar algum serviço, fale com a gente. Ficaremos muito felizes em te ajudar e ver sua empresa crescer!