BUscamos na hora de projetar metodologias que facilitem o trabalho e direcione melhor um produto pelos mil caminhos que o design pode encontrar. Frameworks como o design sprint são usados na etapa estratégica e, para a fase de ideação e layout, podemos contar com design systems.
O Design System é, além de um guia com padrões de design e UI, uma mudança no mindset da equipe que está desenvolvendo um produto.
O que é Design System?
Um documento vivo que contém todos os componentes e propriedades de um serviço ou produto e é usado para facilitar a comunicação e integração de um time no momento de seu desenvolvimento.
Segundo Nathan Curtis, autoridade no assunto, “um Design System não é um projeto. Ele é um produto que serve a outros produtos”.
O Design System é onde juntamos os princípios, identidade e melhores práticas com os componentes e padrões (patterns) de desenvolvimento e design, como uma série de desdobramentos daquele projeto reunidos em uma só um local.
Jina Anne descreve sistemas de design como sendo composto de partes tangíveis e não tangíveis, como:
- Ferramentas para designers e desenvolvedores, paletas de cores, guidelines, componentes;
- Mas também, elementos abstratos como os valores de marca, mindset daquele produto ou serviço e valores compartilhados da equipe.
Para que serve
O Design System facilita a comunicação e a concepção de produtos digitais. Integrando pessoas, negócios e as empresas, ele é um documento dinâmico que trabalha com várias frentes ao mesmo tempo, servindo tanto para organização da equipe quanto para consultas posteriores, ajudando na hora da tomada de decisões como novidades para a interface, propriedades e até mesmo upgrades no sistema.
É a mesma coisa que uma biblioteca de padrões ou guia de estilo?
Não! Ele é um agregador desses guias e bibliotecas. O Pattern Library e o Style Guide funcionam como subcategorias dentro do Design System, que funciona como o conjunto completo do kit de ferramentas e outras categorias necessárias para o desenvolvimento, sustentação e atualização do projeto.
O Design System tem o objetivo de trazer toda a sua equipe para o mesmo ponto, na mesma conversa e em um mesmo “espaço”, para que ninguém esteja fora do passo. Aqui já vemos algumas melhorias na consistência de um projeto com um bom Design System: ele proporciona uma experiência mais ampla para a equipe de desenvolvimento, ele responde bem às demandas de sua equipe de engenharia de softwares, dá mais visualização para os seus designers e ajuda o gerente de projetos a navegar melhor entre as demandas que vão surgindo.
Com mais velocidade, mais integração e maior consistência entre o projeto e o produto, você cria uma marca forte e com mais potencial de conquistar o público alvo desejado.
Dê uma olhada em alguns exemplos de sistemas de design já consolidados e tenha ideias de como aplicar na sua marca:
Precisa de ajuda para criar um design system duradouro e que vai definir o sucesso das suas próximas iterações de produto? Produzimos esse tipo de entregável em nosso serviço de design – fale com a Homem Máquina.