Feito o Planejamento do Projeto, passamos para a fase de Pesquisa e Validação.
A seguir, as metodologias mais utilizadas pelos UX designers para entender, na prática, o consumidor e seu engajamento com o produto:
- Focus Group. Usuários são reunidos para debater questões envolvendo o produto. Essa metodologia ajuda o time a se familiarizar com o público-alvo e gera insights úteis para o desenvolvimento do projeto.
- Pesquisa Quantitativa. Pesquisa menos aprofundada, em que o usuário responde a perguntas fechadas e gera resultados que podem ser medidos em números. Ferramenta útil para medir o grau de satisfação dos consumidores e coletar feedback.
- Teste de Usabilidade. Técnica que serve para verificar a facilidade que o software ou site possui de ser compreendido e manipulado pelo Usuário. É feita uma entrevista com o consumidor, onde ele deve interagir com um protótipo do produto ou sua versão final. No decorrer da entrevista o pesquisador anota e avalia seus comportamentos e opiniões sobre a experiência de uso.
- Card Sorting. Metodologia em que os usuários devem categorizar conteúdos e funcionalidades do produto. Ajuda o time a organizar a hierarquia de conteúdo e na taxonomia.
- Teste A/B. Criação de duas versões do produto para testar qual delas têm melhores resultados. Metodologia eficiente para melhorar as taxas de conversões de landing pages, formulários de cadastro, compras.
- Eyetracking. Metodologia que permite identificar o ponto da tela para qual o usuário está olhando a cada momento da experiência de uso do produto. Feita a medição, é gerado um relatório de heatmap destacando os pontos mais olhados pelo usuário.
Essa etapa serve para fornecer a toda equipe informações úteis sobre o que o consumidor espera e como pensa e interage com o produto em desenvolvimento. Os dados extraídos durante os testes instruem o projeto como um todo, ajudando a prover melhores soluções e a gerar insights para inovação e otimização do produto.
Na próxima -e última- matéria sobre o tema, falaremos sobre o Desenho de Interfaces.