Uma vez concluída a etapa de Geração de Ideias, é chegado o momento de planejar e desenhar o novo produto. A seguir, os métodos mais utilizados nessa fase:
- Auditoria de Conteúdo. Listagem de todo o conteúdo disponível em um determinado site. Essa lista serve como guia durante todo o projeto, ajudando na visão da totalidade do projeto, na definição da estratégia de conteúdo e revisão das páginas no site.
- Análise Heurística. Usando princípios de Design de interação, é feita uma análise detalhada de um produto que destaca boas e más práticas de UX. Ajuda na visualização do sistema atual nos quesitos usabilidade, eficiência e experiência do usuário
- Sitemap. Mapa das páginas do site organizadas de forma hierárquica.Esse diagrama ajuda no entendimento da estrutura básica do site e da navegação entre diferentes partes do sistema.
- Roadmap de Funcionalidades. Linha do tempo visual do produto com as funcionalidades que farão parte do seu crescimento organizadas por prioridade. Essa ferramenta ajuda a equipe a se manter alinhada sobre o caminho que o produto irá seguir.
- Cenários e Casos de Uso. Listagem dos vários caminhos que o usuário pode tomar enquanto interage com o produto, como primeira visita, cadastro ou login. Desse modo, podemos analisar o comportamento do sistema e garantir que todos os cenário funcionem bem.
- Análise de Métricas. Análise dos dados que medem o engajamento dos usuários com o produto, como tempo de navegação, palavras-chave mais buscadas, cliques por página. Esses números ajudam da construção de estratégias digitais, uma vez que te dão uma visão melhor sobre o comportamento dos consumidores.
Na etapa do Planejamento do Produto são aplicadas metodologias voltadas para o processamento de informações. Transformamos essas informações em oportunidades de mercado e desenvolvemos o conceito do produto com suas funções básicas e estruturais.
Na próxima matéria falaremos sobre Pesquisa e Validação.